O Dia Branco, mobilização que visa a conscientização contra a exploração sexual e o combate a todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes é comemorado nacionalmente no dia 18 de maio e A Secretaria de Assistência Social, em parceria com Conselho Tutelar, Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) e com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Erval Velho está promovendo atividades alusivas para marcar a data. O objetivo é sensibilizar, orientar e promover a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, por meio de ações sócio educativas no âmbito da escolas e também comunidade em geral. 

Para tal, o CREAS tem feito a utilização de vídeos baseados em conteúdo voltado ao tema da companha produzidos com apoio do Grupo Reminiscências de Joaçaba  bem como, apostado na divulgação de material visual e comunicação de mídia, conforme a tabela abaixo.

Atividade

Atores

Objetivo

Apresentação de Vídeos Flor e Ser na WEB (abordagem do tema)

Turmas escola municipal 3º ao 5º Escola Municipal Produzidos pelo Grupo de Teatral Reminiscências de Joaçaba

Desenvolver atividade pedagógica reflexivo com alunos, como atividade transversal

Apresentação de Vídeo Flor e Ser na WEB (abordagem do tema)

Turmas escola estadual

Produzidos pelo Grupo de Teatral Reminiscências de Joaçaba

Desenvolver atividade pedagógica reflexivo com alunos, como atividade transversal

Cartilha Projeto For e Ser na Web

Distribuição para Alunos da 3º ao 5º ano- Escola Municipal   

 

Divulgação Vídeos e Slogan da Campanha Rede sociais -

 

 

Spoilier sobre tema da Companha Faça Bonito

Rádios WEB local

 

Entrevistas / Roda de Conversa sobre a campanha

Rádios WEB local

 

Máscara com símbolo da flor

Distribuição para Alunos do educação infantil até 5º Escola Municipal  

 

Outdoor com Slogan da Campanha

 

 

CDL – Comercio Local

Campanha dia Branco

 



O dia 18 de maio foi escolhido como o dia alusivo à campanha porque, em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.  Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.

De acordo com a Assistente social Adriana Canci, a melhor maneira de combater a violência contra crianças e adolescentes, não somente a violência sexual, mas também a violência física e psicológica é a prevenção.

"Precisamos informar as crianças e adolescentes, pais e responsáveis, além da  sensibilização da população e dos profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social. Neste contexto também enfatizamos a importância das denúncias para que crimes desse tipo sejam combatidos e punidos" afirmou.

Deixe seu Comentário